segunda-feira, 25 de maio de 2009

DEFEITOS DA COMUNICAÇÃO DE MASSA

Aqueles que estão no ramo da propaganda acreditam na ciência da repetição, basta repetir continuamente que uma determinada marca de cerveja é a melhor. Na primeira vez em que você ouvir isso, talvez não acredite. Mas uma próxima vez e depois outra repetidamente... Durante quanto tempo você será capaz de não acreditar? Aos poucos surgirá uma crença. E você irá acreditar de tal forma que talvez nem mesmo tenha consciência disso. A idéia entrará em você de forma subliminar, algo que se encontra logo abaixo de sua consciência. Um dia, subitamente, quando for comprar uma cerveja e lhe perguntarem a marca, você dirá o nome daquela marca. A repetição funcionou você foi hipnotizado.
È assim que as religiões têm funcionado no mundo, e é assim que todos os políticos atuam. Fazendo propaganda, repetindo continuamente algo para o público, sem se importar com o que eles mesmos acreditam. A verdade em si não é problema para eles.
Adolf Hitler dizia que há apenas uma diferença entre uma verdade e uma mentira: a verdade é uma mentira que foi repetida muitas vezes. E os homens podem acreditar em qualquer mentira, pois sua ingenuidade é infinita. Os homens são capazes de acreditar no inferno, no paraíso, nos anjos, em demônios, os homens podem acreditar em qualquer coisa. Basta que seja repetida continuamente.
Então o que acontece com a quantidade de horas sobre violência que exibimos diariamente, em nossos noticiários, filmes, novelas, documentários, desenhos, tvs, rádios, jornais, revistas, livros, games e internet. Multiplicamos a violência no pensamento coletivo e as pessoas viram verdadeiras bombas relógio, veja alguns casos e tendências sociais:
As brigas de torcidas organizadas têm chocado a população, são brigas organizadas, onde realmente o intuito é se machucar e bater. Em geral essas brigas acontecem por intermédio da internet, onde são marcados os encontros via Orkut, que é a pagina de relacionamento mais acessada da rede.
O horário e dia em que vai acontecer o “quebra pau” é organizado através daí, e isso tem se tornado um pratica muito comum, tanto é que o assunto já está passando a ser abordado em algumas novelas da rede globo, assim também como tem sido bastante discutido em tele jornais de várias emissoras.
Casos como da Eloá, Nardoni, ex-jogador que mata a esposa, mãe que mata filho em Porto Alegre, tudo isto é o efeito colateral de horas de violência exibidas em nossos meios, e tem produzido estes defeitos da nossa comunicação de massa. Deveríamos criar éticas de conteúdo para não divulgar a violência em nenhum meio que atinge o ser humano.