quarta-feira, 29 de abril de 2009

RISO TOTAL

Pense quando você riu pela última vez? Foi por alguma coisa engraçada? Ou piada? Ou por algum programa de TV? Ou por nenhuma dessas razões. Talvez não tenha nenhuma razão especial e você riu ou sorriu ao cumprimentar alguém, quando falava com amigos ou quando se divertia com alguém.
O riso é universal na espécie humana e uma das coisas mais comuns que fazemos. Nós rimos muitas vezes por dia e em situações extraordinariamente diversas, mas não percebemos isso, porque raramente controlamos conscientemente o nosso riso. O neurobiologista Robert Provine, ao observar 1200 conversações em locais públicos como shopping centers, salas de aula, lanchonetes, ruas, etc, descobriu que 80% do nosso riso não tem nada a ver com humor. Nós rimos essencialmente em situações sociais e geralmente em momentos de felicidade, prazer e brincadeiras, mas sabemos que ele é muito mais do que apenas uma mera manifestação de alegria. Ele também atenua hostilidade e agressão (repare como utilizamos o riso quando queremos atenuar uma típica tensão entre estranhos ou necessitamos dizer não a alguém. Nós frequentemente rimos quando nos desculpamos. O riso desarma as pessoas, cria uma ponte entre elas e facilita o comportamento amigável.
Tudo isto indica que o riso é um elemento importante de nossa biologia comportamental humana. Ele parece ter sido selecionado pela evolução como um dispositivo importante para a nossa sobrevivência. Entender o riso significa compreender as nossas raízes sociais e biológicas e aprimorar as nossas relações sociais. A risada fortalece nosso sistema de proteção imunológica.
Um riso total é um fenômeno raro. Quando cada célula do seu corpo ri, quando cada fibra de seu ser pulsa com alegria, isso traz um grande relaxamento. Há algumas atividades que são imensamente valiosas, e o riso é uma delas. Cantar e dançar também são da mesma natureza, mas o riso é a mais rápida.
O riso é a vida, amor, luz. O riso, em sua forma mais pura, é uma dança de todas as suas energias. Em um riso realmente profundo a mente desaparece. Ele não é parte da mente ou do coração.
Quando um riso autêntico, uma gargalhada incontida, surge, é porque ela está vindo do seu núcleo, de seu centro, e ondulações começam a se espalhar em todo o seu ser. Quando você joga uma pedra em um lago silencioso, surgem ondulações que começam a se espalhar. Da mesma forma, o riso autêntico surge de seu centro e se move em direção às suas bordas. È quase como um terremoto! Cada uma das células de seu corpo, cada fibra, dança em harmonia.